quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Preocupações de Mãe

Escrito e Postado por Renata Palombo

Fonte:http://www.sxc.hu

Hoje eu conversei com uma mãe que queixava-se das preocupações que os filhos lhe davam.

Eu também me queixo das preocupações que meus filhos me dão. E que mãe não se queixa, não é??? Mães de 14 / 15 anos se queixam, mães de 80 / 90 anos se queixam...

Mas esta mãe que eu conversei queixava-se de um jeito diferente. Não era apenas um desabafo como a maioria de nós fazemos, era uma queixa na tentativa de transferir responsabilidades. Era como se ela não tivesse nada a ver com aquilo e a vida estivesse sendo muito injusta com ela preocupando-a de coisas que não lhe cabiam. Ela queria que as crianças assumissem as responsabilidades pela própria vida e não lhe importunassem mais com travessuras, doenças e desobediências. Ela queria que o "estado" desse um jeito em seus 5 filhos para que ela não se ocupasse mais deles.

- Peraí! - Eu disse pra ela. - Você acredita realmente que um dia você vai livrar-se destas preocupações? Talvez você não saiba mas preocupações de mãe é para toda a vida!!!

Ela ficou me olhando, talvez refletindo na minha afirmação e se limitou a responder apenas "Eu estou cansada".

Então quem a ficou olhando fui eu. Um olhar de pura cumplicidade!

Eu a compreendo! E muito! Eu também me canso! E muito! Mas a questão é que cansadas ou não nunca poderemos deixar de nos preocupar com nossos filhos... O dia que não nos preocuparmos mais, significa que desisitimos deles. 

Se você se tornar alheia às desobediências, travessuras, malcriações, significa que você não se importa mais com eles. Se não se preocupar mais com o futuro de seus filhos significa que não investirá mais nada neles, nem amor e menos ainda boas expectativas. Se você  deixar de pensar em sua saúde, doença, alimentação, higiene talvez chegará até a perdê-los para a morte e nem poderá colocar a culpa na "fatalidade".

Preocupar-se é responsabilizar-se por aqueles que você decidiu incluir na sua vida!!! Filhos são escolhas e se você optou por eles precisa entender que não poderá transferir esta responsabilidade para mais ninguém. Pra mim quem transfere para terceiros a responsabilidade de preocupar-se pelos seus próprios filhos é porque nunca tornou-se mãe de fato!

É impossível ser mãe e não preocupar-se com um filho!

Por tanto se você é verdadeiramente MÃE, certamente em algum momento estará cansada de tantas preocupações. Talvez esse seja o momento de parar tudo, procurar uma outra verdadeiramente MÃE e esvaziar-se dizendo para ela o quanto se sente cansada em preocupar-se. Certamente encontrará cumplicidade! Certamente se sentirá fortalecida para continuar se preocupando.

Saiba que o "Descobrindo a Maternagem" também pode ser um espaço onde esvaziar-se e encontrar cumplicidade. As mães que fazem este blog também se cansam e também procuram dividir isso com outras mães. Sinta-se a vontade, porque este espaço é pra você. Entre em contato conosco ou se preferir deixe um comentário no final do post. Saiba que sua experiência também nos abastece e nos fortalece.

Tenham um bom dia e boas preocupações!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

eu me canso muito... mas peço a deus tds os dias pra nunca me cansar do cansaço de ser mãe... se estamos atenção há sempre os momentos de mta alegria pra nos abastecer.
boa sorte a tdas q decidiram pela maternidade
Juliana palombo

maria lidia disse...

Eu estou aprendendo toda essa emoçao!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...