quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Birras, tragédias e Manual de Instrução...

Postado por Renata Palombo
Escrito por Alyne Afonso

Achei esse texto da Alyne "fuçando" artigos pela internet. Tudo a ver com a mensagem que quero transmitir no meu blog de que somos mães imperfeitas, cheias de erros, mas que buscam e lutam pelo melhor para os filhos. Na mesma hora enviei-lhe um email e ela prontamente autorizou que eu publicasse o texto no meu blog. Ele foi publicado primeiramente no blog dela: http://sermaesemsermao.blogspot.com/2011/12/birras-tragedias-e-manual-de-instrucao.html?spref=fb

"Estava assistindo ao Jornal Hoje, quando me deparei com essa noticia, fiquei meio atordoada, com pena da mãe, sobre tudo. Nesse momento o mundo todo deve estar criticando, mesmo sem entender inteiramente  a situação. Eu também desconheço os motivos, o contexto exato, afinal, telejornais não noticiam o cansaço e stress que as mães vivem diariamente, não dizem se crianças chinesas (a maior parte filhas únicas) são ou não mais propensas a fazer birras, não disseram o que se passava na mente da mãe, e não lhe perguntaram se ela obedecia rigorosamente o que estava escrito no manual de instruções que chegou junto com a filha.

Não tenho a intenção de virar advogada de defesa da pobre mãe, mas não sou eu, a "pior mãe do mundo", que vou julgá-la por deixar a pequena para trás, devo dizer que já fiz coisa pior (talvez não intencionalmente), apenas não fui flagrada por nenhuma câmera, nem exibida em TV's mundo afora.

Uma coisa interessante nisso tudo é que o título da reportagem dizia "Birra de criança quase termina em tragédia na China", isso porque a mãe a deixou, tentando fazê-la entender que a birra não levaria à nada (daí aconteceu o que já sabemos). Mas e se a mãe retornasse? E se desse ouvidos a filha, cedesse a pressão, seguisse o caminho mais fácil, ou se ainda que levando a menina a escola, fizesse um acordo, uma troca? Será que um dia, isso não terminará em tragedia?  Será que a garota não se tornaria mais uma pessoa sem moral, mais uma "Adolescente Rebelde", na melhor das hipóteses...Não é assim que terminam as crianças que não aprenderam a ouvir nãos, ou a seguir regras?

A reportagem também, por ser sobre uma mãe chinesa, me remeteu aos métodos da "Tiger Mom"- Amy Chua - outra mãe extremamente criticada e taxada por pessoas que amam pré-julgar, na certeza de que são absolutamente bem informadas e inegavelmente donas da verdade. Agora pareço ser a advogada da mamãe-tigre? Bem, antes, leia  aqui a carta de sua filha.
"Ele morrerá por falta de instrução, e na grandeza da sua loucura se perderá." - Provérbios 5:23

Então, onde afinal, eu quero chegar com isso tudo? Posso dizer que sou liberalista ou radical? Se sou outra Tiger Mom, ou prefiro deixar minhas princesas escolherem entre almoço ou sorvete? Sigo  o estilo chines ou americano? Não, eu não sou nada disso, nem um nem outro. Sou só uma mãe tentando aprender, tentando se informar, fazer o melhor que pode. Se quiser me dar um título, então sou simplesmente "Fã da Super-Nanny", que defende o equilíbrio como fórmula de sucesso para educação: Amor e Disciplina, os dois, juntos, na mesma proporção, pilares da casa que estamos construindo em cada uma dessas criaturinhas complexas que temos em casa.

Tenho que emendar que minhas pequenas de certa forma já cobram a disciplina (como qualquer outra criança) as vezes de forma sutil (e irritante) tentando chamar nossa atenção. Outras vezes de forma clara (e constrangedora):

-Mamãe você disse que essa palavra é feia!
-Então, não é hora de ir pra cama?
-Ela vai pro cantinho, não é mamãe?

Agora, enquanto escrevo elas estão aqui ao meu lado na sala, assistindo ao DVD "O menino que ouviu Deus" (Crianças Diante do Trono) e cantando felizes: "Quem ama, corrige o seu filho..."

Não há receita melhor, se você ainda não encontrou o manual do seu filho, então aqui estão alguns trechos do livro que eu tenho em casa (mais conhecido como Bíblia Sagrada)

"A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afastará dela." -Provérbios 22:15 
 
"Não retires da criança a correção; Pois se a fustigares com a vara, não há de morrer." Provérbios 23:13 
 
"A pobreza e a afronta virão sobre aquele que despreza a correção; Mas o que tem em conta a repreensão, será honrado."- Provérbios 13:18


"Aquele que poupa a vara, aborrece a seu filho; Mas quem o ama, diligentemente o corrige."-Provérbios 13:24 
 
"Porque o Senhor repreende ao que ama, Assim como o pai ao filho no qual se deleita." -Provérbios 3:12
Ps.: A citação de "vara" não significa que minhas filhas apanham, nem de vara  nem de palmadinha!Vara aqui em casa é só cantinho mesmo."


Alyne é mãe em tempo integral de Ana Júlia-5, Renata-3, e Rafaela-1 ano e 5 meses. Dona de casa abençoada, esposa apaixonada, pessima cozinheira, aspirante a escritora.  


Responsável pelo blog: http://sermaesemsermao.blogspot.com 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...